| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
COMPETIÇÃO

Brasileiros na Libertadores

05 Março 2019 18:18:00

Quatro times nacionais estreiam no torneio nesta quarta-feira, três deles jogando fora de casa

A fase de grupos da 60ª edição da Copa Libertadores da América, a principal competição do futebol sul-americano, começa nesta semana. O Brasil terá sete representantes: Grêmio, Internacional, Flamengo, Cruzeiro, Atlético-MG, Atlético-PR e Palmeiras. Com exceção do galo mineiro, que vem de dois mata-matas na chamada pré-Libertadores, os outros seis brasileiros estreiam na fase de grupos. Flamengo e Atlético-PR já entraram em campo na noite desta terça-feira (jogo encerrado após o fechamento da edição). Grêmio, Internacional, Palmeiras e Atlético-MG jogam nesta quarta-feira (6), enquanto o Cruzeiro fecha a participação dos brasileiros na primeira rodada na quinta-feira (7). Com exceção do Atlético-MG, os outros brasileiros jogam fora. Teoricamente, a parada mais difícil é a do Grêmio, que vai à Argentina enfrentar o Rosário Central, no Gigante de Arroyito. Aliás, o grupo do tricolor gaúcho é um dos mais difíceis, além do Rosário Central, o Grêmio terá que passar por Libertad, do Paraguai, e Universidad Católica, do Chile. Outro que não terá vida fácil na fase de grupos é o Internacional, que terá pela frente o atual campeão River Plate. O colorado estreia contra o Palestino, do Chile, que eliminou o argentino Talleres, que por sua vez, havia eliminado o São Paulo na fase de mata-matas. O Alianza, do Peru, é o quarto integrante do grupo, e adversário do Internacional na segunda rodada. Aliás, a tabela é boa para os gaúchos, que jogam três partidas, em sequência, no Beira-Rio, podendo chegar classificado para os dois últimos confrontos fora de casa. A chave mais fácil para os brasileiros parece ser a do Cruzeiro, que vai enfrentar Huracán, da Argentina; Deportivo Lara, da Venezuela; e Emelec, do Equador. O Flamengo terá como adversários o Peñarol, do Uruguai; a LDU, do Equador; e o San Jose, da Bolívia. Já o Palmeiras, atual campeão brasileiro, terá a companhia do argentino San Lorenzo; Melgar, do Peru; e Junior Barranquilla, da Colômbia. Os paulistas tem o melhor elenco entre os sete brasileiros que disputam o torneio. Além disso, o time tem no comando um técnico experiente em Libertadores, Luis Felipe Scolari, o Felipão, que pode fazer a diferença nos momentos decisivos.

O Atlético-PR, único dos brasileiros que disputam a competição que ainda não a venceu, caiu no grupo do temível Boca Juniors, atual vice-campeão. Os outros dois adversários do "furacão" não chegam a assustar: Tolima, da Colômbia, e Jorge Wilstermann, da Bolívia. Curiosamente, o time titular do Atlético fez seu primeiro jogo oficial da temporada na noite desta terça-feira. A Copa Libertadores deste ano traz uma novidade. A final será disputada em jogo único, no Estádio Nacional, em Santiago, no Chile, porém, o campo só será neutro se os finalistas não forem equipes chilenas. O árbitro de vídeo (V.A.R) também será mantido na competição.

Em 59 edições, 24 equipes de sete países já venceram a Copa Libertadores. A Argentina é o país que mais vezes conquistou o título: 24 vezes. O Brasil vem em segundo, com 18 triunfos. O maior vencedor individual é também argentino, o Independiente com sete conquistas, a última delas em 1984. O Boca Juniors vem em segundo com seis títulos, o último deles em 2007. Entre os brasileiros, Santos, São Paulo e Grêmios são os maiores vencedores, com três conquistas cada. A última vez que um time brasileiro ergueu a taça foi em 2017, com o Grêmio, que é também, ao lado do São Paulo, o clube que mais vezes participou da competição: 19 vezes. Além do orgulho de figurar na lista de campeões da Libertadores, o vencedor deste ano terá uma injeção a mais de ânimo. A Conmebol dobrou a premiação em dinheiro: o campeão leva para casa a bagatela de R$ 47 milhões.

Jogos

Quarta-feira (6)

19h15min - Palestino (Chile) X Internacional

19h15min - Clube Atlético Mineiro X Cerro Portenõ (Paraguai)

21h30min - Junior Barranquila (Colômbia) X Palmeiras

21h30min - Rosário Central (Argentina) X Grêmio

Quinta-feira (7)

19h - Huracán (Argentina) X Cruzeiro




LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |