| ASSINE | ANUNCIE

ULTRAMARATONA

Blumenauense encara 300km

18 Abril 2017 16:27:30

Egomar vai participar da mais longa corrida do país

Alexandre Melo - jornalismo3@jornalmetas.com.br
MD11K42M03828_Baixa-1800x1200pixels300dpi.jpg
Foto: Foco Radical
Egomar (à direita) na disputa de uma ultramaratona em Bombinhas

Uma pessoa sedentária,  diria: “só de imaginar você correndo 300 quilômetros já fico cansada”. Para o blumenauense, mas filho de gasparenses, Egomar Prochnow, de 53 anos, essa distância não parece assustar, afinal, em 2016 ele correu bem perto disso: 235km. Aliás, foi graças ao bom desempenho na UAI  - Ultra dos Anjos Internacional, disputada entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, que ele e outros 30 corredores foram convidados a voltar a Minas Gerais em 2017 para participar da corrida de maior distância do Brasil: a “Desafio 300k”.

A largada acontece nesta sexta-feira, dia 21, na cidade mineira de Tiradentes, quando também se comemora o feriado nacional da Inconfidência Mineira. Para se ter ideia do tamanho do desafio, a distância é equivalente a correr de Gaspar a Criciúma, no Sul do Estado, pelas rodovias Jorge Lacerda e BR-101. 
O percurso é uma novidade para todos os corredores. Entre os obstáculos que Egomar vai enfrentar está a Serra da Mantigueira, com suas subidas e descidas íngremes.  

o corredor admite que as ultramaratonas lhe atraem mais, por isso das 41 provas que já disputou nestes quase oito anos de estrada, quase a metade - 18 - foram ultramaratonas. Ele também correu 14 meias maratonas e nove maratonas. E tudo começou quando Egomar tentou o concurso para a Polícia Rodoviária Federal. Ele não foi aprovado, mas se preparou tanto para o teste físico que acabou pegando gosto por corridas de rua.
No total, Egomar percorreu 3.700 quilômetros em provas oficiais, o que o coloca na galeria dos grandes corredores do Vale do Itajaí. Para essa prova em Minas Gerais, ele conta que treinou 14km todos os dias, reduzindo um pouco a carga nas semanas que antecederam à prova. 

Duas pessoas, em carro de apoio, vão estar o acompanhando durante o trajeto, prestando o auxílio necessário e dentro do que permite o regulamento. Egomar prevê concluir a prova em 60 horas, ou seja, correr, em média, 5km a cada hora, incluindo aí paradas para refeições e descanso, mas não parece ser o tempo a sua maior preocupação. Egomar diz que o seu primeiro desafio é concluir a prova. “O ultramaratonista só tem uma certeza: a de que vai largar”, resume.    

LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |