| ASSINE | ANUNCIE
Raio-x

Amador Futebol Clube

11 Maio 2018 16:29:06

Patotas de fim de semana mantém o futebol vivo na cidade

Alexandre Melo/ Jornal Metas
IMG_2810_01.jpg
Foto: Arquivo Jornal Metas
Em Gaspar, muitos são os exemplos de times de futebol suíço, campo e futsal que surgiram por acaso

o futebol é o ópio do povo brasileiro, já dizia o genial escritor e jornalista Nelson Rodrigues. Em ano de Copa do Mundo essa paixão fica ainda mais exposta, com o verde-amarelo colorindo de maneira única todos os cantos do território brasileiro. 
Muitas pessoas, porém, demonstram essa paixão pelo futebol não apenas em ano de Copa. O futebol corre nas veias todos os dias. São abnegados, que trocam o lazer de fim de semana com a família pelas tardes e noites de futebol muitas vezes jogado em campos esburacados, com pouca grama e vestiários apertados. O futebol jogado como lazer só existe porque essas pessoas criam, organizam e dirigem as chamadas patotas. E não é fácil manter um grupo por tanto tempo. 
Em Gaspar, muitos são os exemplos de times de futebol suíço, campo e futsal que surgiram por acaso, em volta de uma mesa de bar, e que se mantêm firmes e fortes há muitos anos. É o caso do Freicümadre, que este ano completa 15 anos de atividades. O grupo já conquistou torneios importantes no município, como a Taça Point Calçados e Esportes e, recentemente, a Copa Gaspar de Futsal, numa volta às origens já que a patota surgiu, em 2003, para disputar torneios de futsal pela região, inclusive representando a Escola Frei Godofredo onde estudavam os fundadores do grupo.
Um pouco mais antigo é o Asa Branca, que em 2017 completa 24 anos de existência. Para o líder do time, Jefferson William Vieira, o popular Kako, o futebol amador em Gaspar se resume às patotas que se reúnem aos sábados para jogar os campeonatos ou amistosos. “É muito bacana juntar os amigos para um futebol aos sábados à tarde; o campo de futebol é a nossa segunda casa, pois nada melhor do que sair para praticar esporte, fazer novas amizades e confraternizar com os amigos.”, afirma Kako.
Com apenas um ano de existência, o Atlético Margem Esquerda veio para se firmar como uma das principais forças do futebol amador da cidade. Essa é a ideia do  seu fundador, Everton Santos. Segundo ele, o time surgiu de uma conversa entre amigos e acabou virando coisa séria. “Recebi vários questionamentos do por que estar investindo neste projeto. Na verdade, meu sonho era ter uma equipe bem estruturada e com nome, hoje conseguimos ser conhecidos na cidade e atrair grandes parceiros que nos ajudam a enriquecer a estrutura do futebol de Gaspar”, argumenta Everton. 
No Atlético-ME, os atletas recebem toda a estrutura, como agasalhos, camisas de passeio, bolsas e uniforme completo. O time tem ainda uma página na rede social onde os resultados dos jogos e outros eventos são compartilhados. O elenco também é muito bem selecionado, sendo que o espírito de equipe é o primeiro critério. “O Atlético é a nossa segunda a família, conseguimos neste ano, por meio de um projeto legal, contratar atletas experientes e com uma rodagem no futebol amador da região, como o goleiro Ney e o ala direito Jacir. 


LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |