| ASSINE | ANUNCIE

ESPECIAL PRA LÁ DOS 80

Viver mais e melhor

19 Dezembro 2016 10:30:04

Em apenas 50 anos, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou 25,4 anos e passou de 48, na década de 1960, para 73,4 anos em 2010. ACESSE E LEIA O PDF COMPLETO

Jornal Metas

Em apenas 50 anos, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou 25,4 anos e passou de 48, na década de 1960, para 73,4, segundo dados do Censo 2010 do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O reflexo disso é o envelhecimento da população. Tudo bem que é bom viver mais, mas é preciso envelhecer com saúde. E aí está toda a grande preocupação de médicos e de quem se encaminha para a terceira idade: “viver mais e melhor”. Esse é o desejo da pessoa que chega ou passa dos 60 anos. Velhice não é doença, por isso ninguém deveria morrer dela, porém, se morre em função de diversos fatores, como por exemplo, a falta de um sistema de saúde no Brasil que privilegie o atendimento à pessoa idosa. Dessa forma, a velhice pode se tornar um problema crônico se não houver um preparo adequado para quando ela chegar. E, não tenham dúvida, ela chegará para todos – a menos que algum fato abrevie a vida da pessoa, mas o ciclo final da vida é envelhecer e morrer.
A medicina avançou de forma surpreendente nas últimas cinco décadas, dando às pessoas uma expectativa de vida maior, mas, para desespero de muitos, ainda não descobriu o “elixir” da longevidade. Mesmo assim, existem muitos idosos bebendo a água da imaginária fonte da juventude. São pessoas que já passaram dos 60, 70 e até dos 80, mas carregam o espírito, pensamento e disposição da juventude. 
Para esses super idosos, a época de vestir o pijama e ficar em casa brincando com os netos ainda não chegou (e parece que não vai chegar nunca). Jogar dominó na praça ou em clubes da terceira idade? Fique certo que essas pessoas recusariam a proposta, podendo até se ofender em caso de insistência porque, no fundo, não se acham velhos o suficiente para se enfiar neste tipo de programa de matiné. Eles esbanjam entusiasmo e adoram a profissão que construíram ao longo da vida. Fazem parte do grupo de neo idosos que não larga o batente de jeito nenhum.
Este caderno especial de fim de ano do Jornal Metas é um grande ensinamento de vida a você que ainda não chegou na velhice, mas que certamente vai fazer parte da turma “Prá lá dos 80”. 
Boa leitura!

LEIA AQUI (EM PDF).pdf

 

 




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |