| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
ESPORTES

Fatos que marcaram 2018 - Parte III

França vence a Copa


Com uma média de idade de 25,8 anos, o segundo time mais jovem entre as 32 seleções do torneio (atrás apenas da Nigéria), a França foi a campeã da Copa do Mundo 2018. Com uma equipe de novatos, os "Bleus" golearam a Croácia por 4 a 2 na final e conquistaram o segundo título da história do país. Já a seleção da Bélgica conquistou o maior resultado da sua história em Copas do Mundo. Ela venceu a Inglaterra e chegou à maior glória do país em Mundiais, conquistando o terceiro lugar. E foi justamente o time da Bélgica que tirou o Brasil do mundial. A equipe amarelinha, comandada pelo técnico Tite, foi derrotada por 2 a 1, ainda nas quartas de finais do torneio que, nesta edição, foi disputado na Rússia. Assim, a seleção brasileira deixou a Copa do Mundo na sexta colocação adiando, mais uma vez, o sonho do Hexa. 

Bolsa atleta

Formar e reter atletas de alto rendimento e técnicos esportivos é a principal bandeira do "Novo Esporte Gaspar", lançado na cidade em agosto deste ano e que contempla as bolsas Atleta e Técnico. O programa, uma iniciativa da prefeitura por intermédio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL), também permite que empresas "adotem" áreas esportivas e de lazer da cidade. 

Tupi campeão

2018 foi de bons resultados para o Clube Atlético Tupi. Em novembro, o índio gasparense consquistou o segundo título do ano: a equipe venceu, nos pênaltis (6 a 5), o Marcílio Dias, na decisão do Sub 17 do Campeonato Estadual da Associação de Escolinhas de Futebol (ACEF). O primeiro título veio ainda no primeiro semestre, quando o Sub 16 conquistou a SC Cup Internacional. 


Olímpiadas Apae


Em agosto, Gaspar foi sede da 21ª Olimpíada das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Catarina. A competição - que durou quatro dias - contou com a participação de 17 delegações, representadas por mais de mil atletas, coordenadores e professores. Com 84 pontos, a delegação da Regional Nordeste conquistou o primeiro lugar e levou para casa o principal troféu da competição.


JM repete do sucesso


E, mais uma vez, a JM Run - corrida de rua promovida, há cinco anos, pelo Jornal Metas em Gaspar - foi um sucesso. Mais de 700 corredores testaram seus limites na competição, que é dividida em 5Km e 10Km. Em 2018, a prova foi realizada em agosto, por estradas de chão e de asfalto do bairro Alto Gasparinho. No percurso mais longo, Carlos Alexandre Firmo de Moura, o Paraíba, voltou a vencer a prova. Ele fez um dos melhores tempos das cinco edições da JM Run: 32min05s.

Com pouco mais de dois minutos de diferença, o blumenauense Vinicius Theis cruzou a linha de chegada em segundo lugar. No feminino, a vitória foi de Débora Regina Passold, seguida de Cícera dos Santos Silva, da equipe Wellness. Nos 5km, Bruno Garcia, da equipe Daiana Oneda, foi o primeiro. O segundo Adriano Drago, da Like Running. Já nos 5k feminino, Camila da Silva venceu com o tempo de 20min24s. A segunda colocada foi Inalva Lilian Andrade Loes.

A JM Run 2018 também contou com a prova Kids, que colocou mais de 80 crianças para correr e se divertir. O evento ofereceu ainda uma caminhada de 4Km para a comunidade em geral.

A prova também se destaca pelo cenário, que é um dos mais belos do interior de Gaspar, na conhecida Rota Vila D´Itália.

Muitas famílias gasparenses participam da prova, que tem o objetivo de incentivar as pessoas a praticarem regularmente exercícios físicos. A prova distribuiu medalhas para todos os corredores que cruzaram a linha de chegada e troféu para os cinco primeiros colocados em cada categoria. Em 2019, a prova vai acontecer no dia 4 de agosto.

Taça Point

Mais uma vez, o grande campeão da Taça Point/FMEL Gaspar, foi de Blumenau. O Vale Parabrisas conquistou o título com uma vitória de 2 a 1 em cima do estreante Atlético, de Brusque. Essa foi a primeira final sem a participação de um time de Gaspar. Já na disputa do terceiro lugar, a vitória foi do time de Brusque, o Poço Fundo, sobre o blumenauense Loes.

Jasti

Foi no sufoco mas, no dia 1º de dezembro, Gaspar teve a confirmação de que sediará a etapa estadual dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de 2019. A decisão do Conselho Estadual de Desportos (CED), ligado a Fesporte, aconteceu na Câmara de Vereadores de Timbó quando Gaspar venceu a disputa apertada contra Concórdia. Os Jasti 2019 serão realizados entre os dias 19 e 24 de maio. 

Decisões

O time Baú Baixo foi quem conquistou o título do Campeonato Regional de Futebol Amador da Liga Desportiva Gasparense; já o grande campeão do Campeonato de Patotas do Campo da Hora foi o Tubos LZ.

Brasileirão

O Palmeiras foi o campeão brasileiro de 2018, com uma rodada de antecipação. O time paulista conquistou, neste ano, o seu décimo título na competição. Quatro times com pior desempenho foram rebaixados para a Série B: Vitória-BA, América-MG, Sport e Paraná. Quem subiu para a principal divisão foram CSA-AL, Fortaleza, Avaí e Goiás.

Corrida pela prevenção

O dia 5 de maio de 2018 foi de confraternização e superação para 200 corredores, que desafiaram seus limites na primeira edição da Corrida Maio Amarelo, realizada em Gaspar. A prova, com um percurso de 5Km, fez parte da programação do movimento na cidade e teve como objetivo chamar a atenção da comunidade para a causa - a segurança no trânsito.





JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |