| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Top_Bierlust.png

Ode à Cerveja

15 Outubro 2014 15:24:53

Blumenau tem festas, eventos, museu e até um canal no YouTube para falar da bebida

oktober

A relação de paixão dos blumenauenses com a cerveja não está apenas nas marcas artesanais, que hoje são cinco. A cidade ainda conta com eventos que são verdadeiros cultos à bebida, além de um museu com a história do produto no Vale do Itajaí. Recentemente surgiu na internet o primeiro canal exclusivo sobre a bebida.

Dezoito dias de muito chope

A maior festa alemã das Américas é também a maior festa cervejeira do Brasil. A Oktoberfest de Blumenau completa 30 anos em 2014 tendo o chope como o seu principal atrativo.

A inspiração de Blumenau é toda na versão original de Munique, que surgiu em 1810 no casamento do Rei Ludwig I da Baviera. A festa na Alemanha é promovida pelas cervejarias da cidade e vai do final de setembro até o começo de outubro.
Em Blumenau, a Oktoberfest tem origem na intenção da cidade em promover o turismo a partir da cultura típica alemã.

Até a década de 1970, eram comuns os bailes do chope, festas com características parecidas com a Oktober. Na década de 1980, o então secretário de Turismo de Blumenau, Antônio Nunes, após uma viagem à Alemanha, decidiu repetir a fórmula por aqui. A festa seria lançada em 1983, mas acabou sendo adiada em um ano por causa da enchente. No ano seguinte, mesmo com outra cheia, a festa foi mantida.
Com um público médio anual entre 500 mil e 700 mil pessoas, a partir de 2005 a Oktoberfest passou a abrir espaço para as cervejarias artesanais.
No ano passado, a direção do Parque Vila Germânica, local da festa, decidiu ampliar a presença delas. O motivo é o sucesso dessas cervejarias, que acabou atraindo o público para um único setor do parque.
Para os próximos anos, a organização quer uma participação ainda maior de cervejas artesanais.
“Hoje, temos quatro cervejarias artesanais. No próximo edital, o número de estandes por empresa será menor, o que vai permitir a entrada de mais fábricas”, explica Ricardo Stodieck, secretário de Turismo e diretor-presidente do Vila Germânica”.
31ª Oktoberfest

Quando: De 8 a 26 de outubro de 2014
Local: Parque Vila Germânica (todo o espaço)
Cervejas:: Brahma (oficial), Eisenbahn, Bierland, Das Bier e Wunder Bier
Mais informações: oktoberfestblumenau.com.br

Festival Brasileiro da Cerveja

A cidade que deseja ostentar o título de “Capital Nacional da Cerveja” precisava promover um evento que não fosse apenas uma festa, mas um congresso do setor. Foi essa a intenção da Associação Cultural Vila Germânica, que reúne o comércio no Parque Vila Germânica e da Secretaria Municipal de Turismo, que iniciaram em 2010 a realização do Festival Brasileiro da Cerveja. A primeira edição, no entanto, aconteceu em 2005, por iniciativa da Prefeitura, apenas como um teste, sem muito sucesso. Hoje, o festival é reconhecido como o maior do país no segmento.

Festival Brasileiro da Cerveja
Quando: 11 a 15 de março de 2015
Local: Parque Vila Germânica, setores 1 e 2
Cervejas: mais de 500 rótulos diferentes. Entrada paga

Museu da Cerveja

O Museu da Cerveja de Blumenau foi inaugurado em 1996 na Praça Hercílio Luz, em frente a Fundação Cultural de Blumenau. O espaço foi criado a partir do acervo da Cervejaria Brahma e da doação de peças da antiga Cervejaria Feldmann, da Vila Itoupava, uma das fábricas que mais tempo operou na cidade. No museu, o visitante pode assistir ao vídeo da história das cervejarias no Vale. As peças mostram como era o processo de fabricação da bebida até a metade do século passado. Apesar de contar a história, não há como provar uma cerveja da cidade no museu.

Local: Rua XV de Novembro, 160, Praça Hercílio Luz - Tel. 3326 6791
Segunda a sexta-feira das 9h às 18h
Sábados, domingos e feriados das 9h às 17h. Entrada gratuita

Canal no YouTube

Blumenau ainda não tem colunas ou blogs dedicados à cerveja. A primeira iniciativa do gênero ocorreu no canal online Youtube. O Canal 1,2,3 Cerveja foi lançado em março de 2014 por quatro amigos que decidiram falar de forma descontraída da bebida preferida dos brasileiros. Os “pais” do projeto, Felipe Ferreira, Alexandre Borges, Felipe Rischbieter e Luís Carlos Kriewall Filho, não são sommerliers nem mestre cervejeiros. São apenas fãs da bebida. Além de trazer receitas e harmonizações, o canal entrevista pessoas do ramo cervejeiro e cobre eventos do setor.

Endereço: www.123cerveja.com
Formato: esquetes sobre a bebida com vídeos de até 10 minutos
Periodicidade: quinzenal (às quartas-feiras)

Imagens


AL-0003-15_eBanner4_180x300px_AZUL_(O).gif
BAIXE O CADERNO
bier.jpg



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |