| ASSINE | ANUNCIE
Top_Bierlust.png

No Vale da Cerveja

10 Outubro 2014 15:07:16

Leia o editorial do caderno Bier Lust

cerveja
Foto: Fábio Moretto

A crise no setor têxtil da década de 1990 afetou drasticamente a economia do Vale do Itajaí, até então sustentada pela indústria. A diminuição de empregos no setor levou muitos trabalhadores para o comércio, que passou a ser a principal fonte geradora de recursos dos principais municípios, entre eles Blumenau. O turismo sempre foi uma atividade econômica vista com potencial na região, conhecida como Vale Europeu. No entanto, a consolidação do turismo sempre foi questionada. Para muitos, o Vale sempre se limitou à Oktoberfest e a outras festas típicas. As pessoas tinham dificuldades de enxergar o turismo além dos hábitos e costumes herdados dos primeiros colonizadores. Na última década, porém, o Vale Europeu descobriu outro filão turístico, que sempre esteve agregado aos atrativos da região, mas nunca mereceu o devido destaque: a gastronomia.

Restaurantes especializados e eventos de promoção da gastronomia ganharam força nos últimos anos, principalmente em Blumenau. O Parque Vila Germânica, o ponto mais visitado do município, também passou a oferecer a culinária como atrativo aos visitantes. Por consequência, a cerveja, muito associada ao povo alemão, voltou a ser produzida com o rótulo “made in Vale do Itajaí” no começo deste século, após quase 50 anos de inatividade. A cerveja ganhou tons de “gourmet” e as pequenas fábricas se multiplicaram rapidamente no Vale Europeu. Algumas se tornaram grandes empreendimentos e reconhecidas mundialmente pela qualidade.

A força das cervejariais artesanais virou um lucrativo negócio turístico, tanto que o Vale Europeu ganhou um roteiro de fábricas que atinge hoje Blumenau, que briga para ser reconhecida com o título de “Capital Nacional da Cerveja”,  Pomerode, Indaial, Timbó, Brusque, Ibirama, Lontras e até Gaspar, com a nossa Das Bier, no Belchior Alto. No total, 12 cervejarias formam o circuito turístico do Vale Europeu. A bebida, que é paixão planetária, é também peça-chave do turismo da nossa região. Curioso por desvendar essa verdadeira história de paixão entre o povo do Vale do Itajaí e a cerveja, a equipe do Jornal Metas percorreu a “Rota da Cerveja” e descobriu histórias e segredos incríveis da fabricação da milenar arte de produzir a bebida. E não por acaso, traz aos seus leitores este caderno especial no momento em que Blumenau abre suas portas para receber milhares de turistas na 31ª Oktoberfest. Aprecie este caderno, sem moderação. 

Prosit!

Imagens

AL-0003-15_eBanner4_180x300px_AZUL_(O).gif
BAIXE O CADERNO
bier.jpg



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |