| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Top_Bierlust.png

Moderação sempre!

15 Outubro 2014 15:40:08

A cerveja pode até fazer bem à saúde, porém precisa ser consumida em pequena quantidade

carol

A bebida mais apreciada em todo o mundo é aquela que também pode fazer bem à saúde do consumidor. Mas isso só vai acontecer se o consumo for feito de forma moderada. Apesar do teor baixo de álcool, a cerveja pode trazer diversos problemas ao organismo quando ingerida em grande quantidade.

A nutricionista Caroline Brandt Firmo conta que um copo de 200ml de cerveja chega a ser menos calórico que uma taça de vinho. Porém, pode trazer problemas na flora instestinal, pâncreas e fígado, além de provocar desidratação.

“É uma bebida alcoólica. Nunca vai ser recomendada numa dieta. Porém, se o consumo for pequeno, não traz problemas para a pessoa, exceto em alguns casos como portadores de hipertensão e diabetes”, comenta.

Uma dica dos nutricionistas para aqueles que não abrem mão da cerveja é sempre beber menos e melhor. “Além do consumo moderado, as cervejas artesanais são melhores para a saúde, assim como os alimentos orgânicos são sempre mais saudáveis. Consumir pouco, mas com qualidade é sempre um bom caminho”. 

Confira ao lado, algumas informações importantes sobre a cerveja no nosso organismo:

Barriga

Uma das maiores lendas da cerveja é que ela "dá barriga" em quem bebe muito. Segundo a nutricionista, isso ocorre também devido a presença do glúten. "É comum algumas pessoas terem um inchaço ao tomarem cerveja justamente por causa desta proteína", comenta Caroline.

--------------

Malefícios

…Pâncreas e Fígado

Por se tratar de uma bebida alcoólica, a cerveja faz o fígado e o pâncreas trabalharem mais do que o normal. Em execesso, ela pode causar problemas sérios como pancreatite e cirrose hepática.

…Flora intestinal

A cerveja possui levedura, que é um tipo de bactéria que faz a fermentação da bebida. No organismo, essa bactéria pode entrar em conflito com o organismo, alterando o sistema digestivo. Por isso, é comum pessoas terem dores de barriga após o alto consumo.

…Desidratação

Mesmo tendo a água como um dos principais componentes, a cerveja desidrata pelo fato de ser uma bebida alcoólica. O alto consumo no verão, comum no Brasil, pode trazer sérios problemas nesta área.

…Gordura e Açúcar

O principal ingrediente da cerveja é o malte da cevada ou de trigo, que são fontes ricas de carboidratos. O consumo excessivo de carboidratos faz com que ele se transforme em gordura e açúcar.

…Barriga

Tanto a cevada quanto o trigo possuem glúten. Pessoas com sensibilidade podem ter inchaços na barriga ao beberem cervejas.

…Hipertensão e Diabetes

A cerveja não é recomendada para hipertensos e diabéticos, 

já que as bebidas alcoólicas, inclusive de baixo teor, ajudam no aumento da pressão arterial.

-----------

Beneficios

…Coração

A cevada e o lúpulo contém flavonóide, um antioxidante que ajuda a proteger o sistema cardiovascular

…Colesterol

Estudos mais recentes apontam que a cerveja em consumo moderado pode contribuir com níveis do chamado colesterol bom

…Vitamina

O levedo da cerveja é fonte de vitaminas B como a B12, que são encontradas normalmente em produtos de origem animal, como carnes

…Caloria

Um copo de 200ml de cerveja possui menos calorias que uma taça de vinho

 

Imagens


AL-0003-15_eBanner4_180x300px_AZUL_(O).gif
BAIXE O CADERNO
bier.jpg



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |