| ASSINE | ANUNCIE
Top_Bierlust.png
outdoor - 1º arte.jpg

Harmonia à mesa

10 Outubro 2014 15:29:56

oktober
Foto: Divulgação

As pessoas que pegam gosto pelas cervejas artesanais logo percebem que sua infinidade de aromas e sabores precisa ser harmonizada com a comida. Neste momento, uma série de dúvidas surge.

Carlo Bressiani, diretor da Escola Superior da Cerveja e Malte, explica que a comida pode ser harmonizada com a cerveja de três formas: corte, contraste e semelhança. “O corte é quando a cerveja consegue cortar alguma característica do prato, como a gordura. Por exemplo, uma cerveja standard Lager, como a Budweiser, pode ser harmonizada com amendoim, batata-frita, castanha de caju, hambúrguer, frango frito e outros salgados, pois limpa o sabor da gordura do paladar”, destaca. O contraste acontece quando a comida e a bebida tem características diferentes, porém, combinadas acabam por destacar o sabor uma da outra. O critério da semelhança é usado para harmonizar cervejas e alimentos que tenham elementos em comum. Um exemplo é a harmonização de cervejas do estilo Stout com chocolate.

Olho no rótulo

Algumas cervejarias entendem que seus consumidores podem ter começado a se interessar pelas cervejas artesanais há pouco tempo e ainda não compreendem bem qual cerveja harmoniza com os pratos que preparam em casa. Por isso, elas imprimem nos rótulos de cerveja quais as melhores harmonizações para a bebida que o consumidor vai levar para casa. Então, observe sempre o rótulo. Caso não haja nenhuma informação relacionada a harmonização no rótulo, uma rápida pesquisa na internet pode lhe dar boass ideias do prato que melhor combina com a bebida.

Dicas

O site Brejas, especializado em cervejas, dá algumas dicas para facilitar na escolha de quem ainda não tem muito conhecimento na área.

? Cervejas leves acompanham comidas leves, enquanto cervejas mais fortes, intensas e encorpadas harmonizam melhor com comidas pesadas e gordurosas.

? Como Ales são fermentadas em temperaturas mais altas, normalmente tem aromas e sabores mais complexos. Lagers, por serem fermentadas em temperaturas mais baixas, são normalmente mais leves, com aromas e sabores mais suaves.

? Quanto mais escura a cerveja, mais escura deve ser a comida da harmonização.

? Quanto mais picante for a comida, mais lupulada e amarga deve ser a cerveja. O lúpulo corta bem o efeito das pimentas, permitindo que você consiga sentir melhor os sabores do prato e da cerveja.

? Deixe que a região seja seu guia: cervejas e comidas originárias da mesma região quase sempre funcionam bem juntas.

Imagens

AL-0003-15_eBanner4_180x300px_AZUL_(O).gif
BAIXE O CADERNO
bier.jpg



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |