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INOVAÇÃO

Rede Alcateia é a novidade da grife Acostamento

Empresa, que atua no ramo da indústria da moda, criou uma forma diferente de se relacionar com seu público


Presidente do Conselho, Antonino Pasquini, Presidente da Acostamento, Rariton Pasquini e VP da Acostamento, Delton Batista; FOTO Douglas Seiler

A grife Acostamento lançou no mercado uma plataforma de relacionamento inédita na indústria da moda. O programa de capacitação continuada, batizado de Rede Alcateia, conta com apoio do Sebrae e Exact Sales, de Santa Catarina. O objetivo é agregar ainda mais valor a toda cadeia produtiva do mercado e à experiência de compra por parte do público. A Alcateia, criada pela startup catarinense Inside the Box, possui um sistema de pontuação com critérios como acesso e compartilhamento de conteúdos, doação de sangue e trabalhos de impacto social. Os pontos acumulados podem, inclusive, ser doados às instituições de caridade. O nome do projeto faz referência ao lobo, ícone da marca, e simboliza a conexão que a Acostamento deseja promover entre o varejo de todo o Brasil. 

"Vamos capacitar o mercado para esta transição ao futuro, que está chegando para todos e, claro, para a indústria da moda. Apostamos nas lojas multimarcas como a principal tendência, onde o público pode ter uma experiência de inovação e a vantagem de acessar diferentes opções em um só local", explica o VP da Acostamento, Delton Batista. 

Sobre os critérios de pontuação, o executivo explica que o conteúdo só tem sentido se absorvido e compartilhado, e acrescenta: "Somos a primeira marca do Brasil a envolver e incentivar toda uma comunidade de indústria, por meio da tecnologia, para fazer a diferença no mundo e tornar o seu entorno melhor". 


Como funciona

A plataforma de relacionamento totalmente gamificada utiliza a tecnologia OCR (Optical Character Recognition), o que possibilita o reconhecimento e conversão de imagens capturadas pela câmera do smartphone em dados. Para mensurar as atividades e desafios cumpridos, combina ao OCR uma tecnologia de machine learning que permite todo o monitoramento em tempo real e de maneira escalada. 

O game possui desafios diários, que estão divididos em quatro grupos: 

1. Treinamento: onde os jogadores recebem orientações e conteúdos da Acostamento; 

2. Compartilhamento: aqui acontece o caminho inverso, onde os jogadores compartilham informações relevantes sobre o mercado. É neste grupo que entram as ações de voluntariado; 

3. Pesquisa: são enviadas perguntas ou questionários aos usuários, uma forma de avaliar resultados dos treinamentos, realizar pesquisas de satisfação e, até mesmo, de percepção da marca; 

4. Vendas: toda venda realizada é pontuada por meio da foto do ticket de compra. Além das vendas de rotina, o canal também é utilizado para compartilhamento de desafios e metas que podem agregar pontuações especiais. 

Diretor de Criação Acostamento, Deva Ferrasini/ FOTO Douglas Seiler


A loja do futuro

Na apresentação da Rede Alcateia, durante a Academia Acostamento, Delton antecipou alguns atributos da loja do futuro e que serão abordados na plataforma de gamificação. "Chamamos esta loja do futuro de omni impact selling, com ferramentas como espelho 4D, realidade aumentada, integração com o e-commerce, gamificação, indicação da loja por meio da geolocalização, clube e assinatura de roupas, customização digital de produtos e outras facilidades de ambientação virtual onde o principal objetivo é oferecer realmente um ponto de experiência ao público".

Digital, artesanal e sustentável - O que também recebe espaço prioritário na gamificação e capacitação é o processo criativo, fator-chave na indústria da moda. E jamais deixará de ser, como explica Deva Ferrasini, diretor criativo da Acostamento: "Está em nosso DNA a cultura do processo artesanal em todas as ramificações da cadeia de desenvolvimento, que envolve o lado artístico da criação. Já nossa execução é inovadora, focada no digital e no ecossustentável. Temos como essência o trabalho artesanal aliado às ferramentas tecnológicas. Este é o grande diferencial da grife e nossa aposta como tendência para o mercado." 

Além de técnicas de exclusividade aplicadas aos produtos, Deva aponta formas sustentáveis na moda, como a reciclagem de garrafas pet, malhas ecossintéticas, fios, fibras e produtos - como a viscose e o linho -, que são de origem natural, o couro ecológico, entre outras categorias para se aplicar nesta transformação em direção ao futuro do mercado. 

"Reaproveitamos mais de 70% da água no tratamento das fibras de algodão durante o processo de produção dos jeans e utilizamos alta tecnologia, como a recover, para dar mais elasticidade a esta categoria", relaciona o estilista com exemplos de sustentabilidade e inovação. 

Dentro da Academia e da Alcateia, vamos unir arte e ciência para apresentar tendências exclusivas, antevendo a moda que o consumidor ainda não espera, criando um novo relacionamento das lojas com o seu público e gerando valor de marca por meio da inovação", finaliza o executivo.


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