| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

direitos.jpg
COLUNA
Por Simone Makki
Veja todas os artigos desta coluna

Uso consciente da água

12 Março 2019 17:50:45

Em março, comemoramos o Dia do Consumidor e, assim, nada melhor que iniciarmos a coluna desta semana tratando de um assunto muito importante, que diz respeito não só à economia, mas também no cuidado que devemos ter com o meio ambiente e contra o desperdício: o uso consciente da água!

A água para consumo humano nem sempre está disponível em volume e qualidade onde e quando as pessoas dela necessitam. Torná-la própria ao consumo exige um processo industrial caro e complexo, cuja matéria-prima está cada vez mais escassa na natureza.

Na conta, todo volume registrado pelo hidrômetro (relógio medidor) é considerado consumo. O total de metros cúbicos apresentado na sua conta mensal representa o consumo efetivo, desperdícios e vazamentos.


Existem algumas situações que podem elevar o valor de uma conta. Verifique se ocorreu alguma delas em seu imóvel:

- Vazamento de água visível ou invisível;

- Consumo por motivo de alta temperatura (maior consumo no verão);

- Uso de água para construção ou reforma;

- Aumento do número de pessoas no imóvel no período medido;

- Ceder água para terceiros;

- Cobrança de execução de serviços de meses anteriores;

- Lavagem de fachadas de imóveis ou de garagens;

- Troca de água de piscina.

Os vazamentos são os grandes vilões do consumo de água e do desperdício dela. Você pode evitá-los se estiver atento às condições da sua instalação.


Como saber se existe vazamento oculto de água ou fuga de água em um imóvel? 

Sempre que todas as torneiras do imóvel estiverem fechadas e o hidrômetro estiver "girando", isto significa que está passando água por ele para dentro do imóvel, e, portanto, há vazamento ou fuga d'água.

IMPORTANTE: como em geral de madrugada a pressão da rede (tubulação) é maior, alguns vazamentos podem ocorrer apenas nestes horários. Nestes casos, o ideal é fazer uma leitura antes de dormir e outra antes de abrir alguma torneira pela manhã cedo.

ATENÇÃO: O fato de não localizar vazamento, não significa que não existe vazamento. O hidrômetro só gira se tiver água passando pelo mesmo.

Achei vazamento, o que fazer?

Se você identificar um vazamento no interior de seu terreno ou casa, é hora de chamar um encanador mais rápido possível. Somente essa ação é capaz de prevenir uma grande alteração indesejada no consumo.

Se o vazamento for na rua, avise imediatamente o SAMAE e lembre-se: não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes ou lavar a louça, tomar banhos rápidos, evitar lavar calçadas, carros ou molhar o jardim com água tratada ajuda a evitar o desperdício.

Se puder, reutilize a água da chuva para o jardim e utilize a máquina de lavar roupa de forma consciente, aproveitando a sua capacidade para lavar a maior quantidade de roupas de uma só vez.

Seu bolso e a natureza agradecem!






JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |