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COLUNA
Por Simone Makki
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O Dia dos Pais está chegando!

31 Julho 2018 20:22:46

Antes de ir às compras, fique atento a estas dicas:

Pesquise os preços: Antes da compra é importante fazer uma pesquisa de preços. Observar e pesquisar em diversos locais é interessante, isto amplia as suas opções, não só quanto aos produtos, como também em relação aos preços. 

Exija nota fiscal: A nota fiscal é importante para o caso de troca de produtos ou reclamação de algum defeito.

Prefira pagar à vista: Muitos estabelecimentos oferecem ótimos descontos para o pagamento à vista. Além disso, você evita o endividamento. Caso opte por comprar a prazo, fique atento aos valores das parcelas e no preço final do produto, verificando a taxa de juros que será cobrada com o parcelamento. Leia atentamente o contrato da compra, onde deve constar o valor do produto à vista, taxa de juros, o número e o valor das parcelas a serem pagas e multas caso ocorra o atraso do pagamento.

Confira o produto que está comprando antes de retirar da loja ou quando recebê-lo em sua casa: Nas compras presenciais, o fornecedor só é obrigado por lei a fazer a troca com determinados vícios (defeitos) na mercadoria, porém se o estabelecimento disponibiliza a troca, ele é obrigado a fazê-la. O consumidor deve ficar atento às condições e regras estabelecidas pelas lojas.

Atenção nas compras pela internet: Certifique-se que o site é confiável, busque informações na própria internet sobre a existência de reclamações ou através dos registros de queixas nos órgãos de defesa do consumidor. Evite compras pela rede social (instragram e facebook). Nas compras online, o prazo para arrependimento é de sete dias a partir da data do recebimento do produto.

Prazos e garantias: O consumidor tem o prazo de 30 dias para fazer a reclamação sobre produtos não duráveis (alimentos e cosméticos). Já para produtos duráveis (calçados, roupas e bolsas)o prazo é de 90 dias. Na aquisição de roupas e calçados fique atento às informações contidas na etiqueta (composição do tecido, tamanho, período de trocas, etc.).

Direito de troca: Para exercer o direito a troca, é importante que o consumidor mantenha a etiqueta do produto e guarde a nota fiscal. A loja só é obrigada a efetuar a substituição em caso de defeitos na mercadoria. Quando o problema for, por exemplo, o tamanho que não ficou adequado, a cor ou modelo que não agradou, o estabelecimento só é obrigado trocar o produto se tiver se comprometido no momento da compra - tal compromisso deve constar por escrito. Se a escolha for por eletrônicos ou eletrodomésticos, teste o aparelho na loja e exija nota fiscal, manual na língua portuguesa, termo de garantia e a relação das assistências técnicas autorizadas. Boas compras e um excelente Dia Dos Pais.


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