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COLUNA
Por Simone Makki
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Óleo derramado

Na coluna desta semana estaremos orientando sobre um assunto que está causando preocupação nacional, o derramamento de óleo nas praias do litoral do nordeste brasileiro.

Pois bem, muitos consumidores já adquiriram pacotes para a região do nordeste e tem muitas dúvidas sobre o cancelamento da viagem.

De fato, os consumidores têm direito ao cancelamento da viagem a qualquer momento antes do embarque, porém com o devido pagamento das multas contratuais tanto para as passagens aéreas, de acordo com a resolução 400 da ANAC, quanto em relação às estadias.

Por outro lado, no caso em análise, e desde que o consumidor comprove que o pacote foi para o destino afetado pelas manchas de óleo e que a praia está imprópria para banho, conseguirá o cancelamento sem nenhum ônus.

Todo consumidor tem o direito de reclamar nos Órgãos de Proteção ao Consumidor de sua cidade, mas cada caso deve ser avaliado.

Contudo, na opinião desta colunista, muito embora seja um direito do consumidor cancelar a viagem, penso que o consumidor deva avaliar, com bom senso, a sua decisão.

Conforme temos visto nas reportagens, o povo do nordeste não tem esperado pelas ações do governo e tem juntado forças e, com as próprias mãos, tem auxiliado na retirada do óleo e na limpeza das praias.

Muitas pessoas que trabalham em hotéis, restaurantes, pousadas, ambulantes, motoristas de táxi, aplicativos, etc, dependem do turismo para poder sobreviver e manter suas famílias.

O que seria de Blumenau, por exemplo, se os turistas não tivessem "comprado" a idéia da Oktoberfest e tivessem receio das enchentes que assolaram a região e destruíram a cidade na década de 80?

E se a mancha de óleo rumar para o nosso estado, conhecido como um dos melhores destinos turísticos do país?

Somos todos brasileiros, amamos este país e somos reconhecidos mundialmente como um povo solidário, vamos demonstrar nossa força! Os brasileiros do nordeste precisam da ajuda de todos!

Fica a dica!




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