| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
TOP_Conversacoes.png
TOPCEL_ColunaConversacoes.png

Fala sério!!

07 Julho 2015 17:00:00

?O melhor modo de incluirmos socialmente, de efetivamente construirmos um futuro promissor é pela educação?.

023
Foto: Divulgação

Os problemas com a violência não se resolvem com polícia e, muito menos, com redução da maioridade penal. Em um país onde a onda do conservadorismo cresce assustadoramente, sei o quanto isso é contestável. Preciso arriscar a dizer o que sinto do que ser conivente com uma defesa profundamente equivocada.

A volta a um sistema tutelar e repressor não resolve em nada. Amplia as dores sociais, deixa o futuro comprometido e aponta luzes vermelhas para as doenças sociais que afetam mentes e organizações que defendem a repressão ao invés de usarem suas armas e retóricas para aumentarem as ações educativas.

Fala sério que puniremos crianças sobre problemas que adultos criam? Sim, já usei desse espaço para dizer o quanto me assusto com o descompromisso de adultos com seus filhos quando permitem tudo sem o “não”.  Quando alimentam desejos consumistas sobre amores familiares. Quando deixam que mídias cuidem dos seus filhos. Quando fazem, dizem, mostram falta de ética e mentiras ou agridem. 

Fala sério que puniremos crianças para encobrir nossa incapacidade em investir na educação dos filhos. Quando aprovamos o descaso com a escola ou com governantes relapsos?

Fala sério que serão exatamente os que recebem essa cultura do efêmero como legado os que serão punidos? O que vale é o que compramos e não os caminhos que ensinamos (ou deveríamos)? 

Fico observando amigos que dialogo ou um dia já dialoguei defendendo a punição a crianças com exemplos de crimes hediondos cometidos. Quem dá de mãos beijadas o futuro de uma criança a um traficante? Quem dá oportunidade para que filhos tenham mais tempo na frente de computadores do que no convívio familiar? Quem permite que malucos fomentem ódios com discursos religiosos? Quem afinal dá as costas a problemas mundiais e deixa seus filhos assistirem horas de programas babacas na televisão? E vamos punir exatamente as crianças?

Li em redes sociais o retorno a discursos fascistas. Li pessoas voltando sem parcimônia a ideias nazistas de extermínio. Li também aqueles que voltam aos antigos gregos citando Pitágoras: Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens. Fala sério que um debate desses ainda precisa acontecer? Século XXI e discutimos se crianças devem ser punidas em uma cultura que adultos descomprometidos lavam as mãos?

Fala sério que precisamos após uma década e meia do século XXI discutir o lugar do afro, do gay, da lésbica, do pobre, da criança? Sim, voltaria à antiga ideia de que o que estamos fazendo é um discurso sobre túmulos que - até pouco tempo atrás - acreditava eu que estavam realmente mortas essas ideias. 

O melhor modo de incluirmos socialmente, de efetivamente construirmos um futuro promissor é pela educação. O aumento da rigidez e a consequente redução da maioridade penal não está associada com a redução da violência. Façam uma breve pesquisa na internet e vejam aqueles países que tanto admiram culturalmente. Desses quantos efetivamente reduziram dados de violência? E quantos voltaram atrás quando viram o caminho errado que escolheram ao reduzir a maioridade? 

O que faltam são projetos sérios que garantam os direitos para crianças e não discursos falaciosos querendo atacar as consequências. Atacarmos a violência com seriedade exige de governantes que tenham políticas públicas educativas e não verbas maiores para policiamento ou ampliação de presídios. Fala sério!!

E nós? Quem elegemos que, realmente, defende políticas sérias que terão resultados a médio e longo prazos, ao invés de defender o quinhão de poucos ou projetos pessoais voltados para a próxima eleição, sem atacar realmente os problemas? 

Será que a culpa é da criança ou das soluções (ou não) que estamos dando?

Fala sério que continuaremos acreditando que o carro tem que ir na frente dos bois? Fala sério que acredita que teus bens ficarão mais seguros com crianças sendo punidas em presídios que só crescerão em números. Um presídio pode ser uma escola. Sim, uma escola para novos atos violentos. 

Enquanto isso as escolas de sua cidade penam por reformas. Professores pedem aumentos salariais. Bibliotecas clamam por livros e projetos sociais mendigam trocados. 

Fala sério que o país vai ter futuro com crianças atrás de grades?


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |