| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

Lasanha de Abóbora com Calabresa

 

Divulgação/


Ingredientes: 

Molho de Abóbora:

200g de bacon, em cubos 

1 kg de abóbora moranga, limpa e em cubos

5 gemas

3 xícaras (chá) de creme de leite

1 xícara (chá) de leite

Sal, noz-moscada e salsinha picada a gosto

Molho de Calabresa: 

4 colheres (sopa) de azeite 

2 cebolas médias, picadas

4 gomos de linguiça calabresa defumada desfiada

2 litros de molho de tomate

Para a Montagem: 

1 embalagem de Lasanha (500g) 

400g de mussarela em fatias

Queijo parmesão ralado


Modo de Preparo:

Comece preparando o molho de abóbora. Em uma panela média, junte o bacon e frite até soltar a gordura. Acrescente a abóbora e deixe cozinhar, mexendo sempre até desmanchar e virar um purê. Se necessário, acrescente um pouco de água para não secar o molho. Junte as gemas, creme de leite e o leite, misture bem e reserve. Retire o purê do fogo e acrescente a mistura de gemas com creme de leite. Acerte o sal, tempere com a salsinha e noz moscada e reserve.

Prepare o molho de calabresa. Em uma panela média, aqueça o azeite e refogue as cebolas. Junte a linguiça calabresa desfiada e vá mexendo para dourar por igual. Acrescente o molho de tomate, 2 xícaras (chá) de água, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos e reserve.

Monte a lasanha em um refratário grande e fundo. Divida o molho de abóbora, o molho de calabresa em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 partes e as fatias de mussarela em 2.

Monte a lasanha da seguinte forma: molho de calabresa, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de abóbora, tiras de lasanha, molho de calabresa, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de abóbora, tiras de lasanha, molho de calabresa, molho de abóbora e finalmente queijo parmesão.

Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) preaquecido por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.

Dica: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.


Churrasco e vinho

Com o feriado à vista, muita gente já deve estar pensando em reunir a família ou os amigos em volta da mesa a partir de sexta-feira. Para quem aprecia vinhos e não dispensa um bom churrasco, o chef Caio Fontenelle, do Restaurante Figueira, em Blumenau, dá uma dica de harmonização para os cortes clássicos:

- Bife de chorizo ou contra filé: o corte robusto e a gordura que o acompanham pedem vinhos encorpados e com muitos taninos, que irão limpar a sua boca a cada gole, proporcionando uma melhor harmonização e apreciação da carne. A indicação aqui é o Malbec Argentino. 

- Costela: para o churrasco, é uma carne robusta e com uma boa quantidade de gordura, desta forma pede um vinho mais potente e com taninos, como o Malbec. Já a costela ensopada, em molho leve e adocicado, pede um vinho mais frutado como um Syrah. 

- Picanha: uma carne macia e suculenta, mas também com uma capa de gordura presente, precisa de um vinho com bastante tanino, mas também acidez, o que nos leva a um Cabernet Sauvignon. 

- Fraldinha: o corte é um pouco mais fibroso e com pouca gordura, então será muito bem acompanhado de um vinho de corpo médio e taninos mais redondos, como um Merlot.


Divulgação/


 

Contato instagram: @jrcirculo



VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |