| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

Falso acarajé


Especialidade gastronômica africana e afro-brasileira, é inevitável pensar em acarajé e não lembrar da Bahia. Entretanto, a chef Janaina Rickmann mostra que é possível preparar o prato em qualquer lugar. Confira a receita do "falso acarajé" com maionese de pimenta malagueta, que também está disponível no novo cardápio da Enoteca Decanter Blumenau.

Ingredientes 

150g de camarão médio 

30g de manteiga sem sal

1 dente de alho

1 pão brioche formato de mini baguete

100ml de leite integral

1 limão

10g de pimenta malagueta fresca

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Uma cebola roxa

Folhas de coentro fresco

Um tomate italiano

200ml de óleo de canola


Modo de preparo: Tempere os camarões com sal e pimenta e alho picado. Aqueça uma frigideira e salteie os camarões na manteiga e reserve. Em um liquidificador coloque o leite, limão, pimenta malagueta, sal e pimenta do reino. Bata tudo e com um pouco de óleo de canola vá regando a porção ate emulsionar o creme e depois leve para a geladeira. Pincele o pão com manteiga e leve ao forno para dourar. Corte a cebola roxa e o tomate cortado em brunoise - pedaços pequenos e irregulares -, acrescente o coentro picado e tempere com sal e pimenta do reino. Na montagem retire o pão do forno, fatie o centro com cuidado, acrescente os camarões, a maionese de malagueta e por último vinagrete de tomate, cebola roxa e coentro.


Verão x Cerveja

A estação mais quente do ano pede uma cerveja bem gelada, não é mesmo? E, para evitar imprevistos com a bebida, o mestre cervejeiro da X Craft Beer, Alexandre Xerxenevsky, lista algumas dicas. Confira: 

- Existe um estilo de cerveja ideal para ser consumido no verão? 

Na verdade a cerveja ideal é aquela que o consumidor aprecia, mas existem alguns estilos que combinam mais com o verão, como as Witbier. Elas são conhecidas por serem a versão belga das cervejas de trigo, e costumam ser produzidas com casca de frutas cítricas e especiarias. O resultado é uma cerveja saborosa e refrescante.

  - Colocá-las no congelador é melhor para gelar? 

Essa questão é clássica e muita gente tem o hábito de colocar as cervejas no congelador com o objetivo de deixar elas geladas sem ter que esperar muito. O ideal é que elas fiquem na geladeira, já que deixando elas no freezer até o sabor pode ser comprometido.

- Qual é a temperatura ideal da cerveja no verão? 

O mais indicado é que elas não estejam muito geladas, entre 2º a 4ºC é o ideal, já que as cervejas mais indicadas para o verão são aquelas feitas para refrescar e com sabor mais leve.

- Existe algum truque para gelar mais rápido? 

Um método simples e eficiente é colocar em um recipiente bastante gelo junto com as cervejas de deixar por cerca de 10 ou 15 minutos.


Novidade

O equilíbrio entre o floral, o doce e o refrescante, com o sabor das frutas amarelas. Essas são as características do "Gesha", novo café disponível no Soul Cafés & Companhias, em Blumenau. A novidade é nativa da América Central e África, produzida na região da Chapada de Minas Gerais (MG). O grão foi campeão do Cup Of Excellence Brasil 2018 e vice na edição de 2019. 


Você sabia?

A expressão "banho-maria" é uma alusão à alquimista Maria, a Judia, que criou o processo "para aquecer lenta e uniformemente qualquer substância líquida ou sólida num recipiente, submergindo-o noutro, onde existe água a ferver ou quase".




VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |