| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

Entradinha com patê de palmito



Vai receber os amigos em casa e está em dúvida no que servir de entrada? A coluna desta semana traz uma dica deliciosa: o patê de palmito que pode ser servido com torradinhas.

Ingredientes: 

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola média picada

1 dente de alho picado

1 vidro de palmito picado (300 g drenado)

2 tomates, sem sementes picados

¼ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de leite

Sal a gosto

3 colheres (sopa) de salsa picada

1 embalagem de Torrada Integral Isabela (160 g)

Preparo: 

- Em uma frigideira aqueça o azeite, frite a cebola e o alho. Refogue rapidamente o palmito, acrescente os tomates e as azeitonas.

- À parte, dissolva a farinha de trigo no leite e junte ao refogado. Tempere com o sal e, cozinhe sem parar de mexer, até obter um creme mais encorpado. Desligue o fogo e misture a salsa.

- Sobre cada torrada coloque uma porção do creme e sirva imediatamente.

Contato instagram: @jrcirculo


Culinária brasileira

Roberta Saldanha, autora do livro "Culinária brasileira, muito prazer", fala um pouco sobre alguns pratos muito consumidos em determinadas rgiões do país. Ficou curioso? Confira:

Acarajé: Bolinho de feijão-fradinho frito no azeite de dendê, servido com camarão seco, cebola e molho ardente de pimenta. Típico da culinária baiana, o famoso bolinho foi tombado pela Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2004.O ofício das baianas do acarajé também foi reconhecido e regulamentado como profissão. 

Bolinho de bacalhau: Herança portuguesa, iguaria apreciadíssima nos botecos cariocas, a massa que leva batata e bacalhau dessalgado desfiado é moldada na forma de pequenas bolinhas, fritas em óleo bem quente. 

Chegadinho: Biscoito de massa crocante, feito de farinha, açúcar e água em forma de canudo ou de cone, que leva nomes como cavaco chinês, biju, taboca, cascalho ou cavaquinho. Seco e quebradiço, o biscoito é comercializado por ambulantes, que anunciam a iguaria tocando triângulo pelas ruas de Recife (PE).  

Bolovo: Bolinho frito de ovo cozido e carne moída, empanado com farinha de rosca, é tradição nos botecos da cidade paulista. 

Filé à JK: Filé-mignon à milanesa, recheado com queijo e presunto, acompanhado de arroz com ervilhas e ovos, batata e banana fritas. Reza a lenda que o prato foi criado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek em uma de suas inúmeras visitas a Minas Gerais (MG).


Festival da Cerveja

Nesta quarta-feira (13) inicia mais uma edição do Festival Brasileiro da Cerveja, realizado no Parque Vila Germânica, em Blumenau. Até a noite de sábado (16), o evento irá oferecer ao público centenas de rótulos para degustação. Mas a bebida não será a única atração do festival. A parte gastronômica também está garantida e um exemplo é a participação do Nana Hamburgueria. Um dos grandes destaques da chef Nana Oliveira para o evento é o "Bier Burger" - que traz na receita pão de malte com cebolas caramelizadas na Macuca Imperial Stout, da Cerveja Blumenau. Entre quarta e sexta-feira, o evento acontece a partir das 19h e, no sábado, o festival inicia às 15h. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos pela internet, no site oficial do evento: www.festivaldacerveja.com. 


Números

E falando em cerveja... segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2018, o número de cervejarias registradas em todo Brasil cresceu 23%, totalizando cerca de 889 estabelecimentos. A expansão no país é liderada pelo Rio Grande do Sul, seguido de São Paulo e Minas Gerais.


VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |