| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

Caponata de berinjela


Ingredientes

700 g de berinjela cortada em cubos 

4 talos de salsão

1 cebola grande picada

4 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de açúcar

5 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto

1 lata de tomate pelado

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

125 g de azeitonas verdes picadas (sem caroço)

2 colheres (sopa) de uvas-passas pretas

1 ½ colher (sopa) de alcaparras

2 colheres (sopa) de salsinha picada

25 g de pinolis ou castanha picada

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

 Lave os talos de salsão muito bem sob água corrente. Corte em fatias bem finas. Reserve. Descasque a cebola e pique em pedaços pequenos. Lave a berinjela, corte a tampa e despreze. Corte a berinjela em rodelas (1 cm de espessura), a rodela em tiras (1 cm de largura) e as tiras em cubos (1 cm). Retire os tomates da lata e despreze a água. Pique-os grosseiramente e reserve. Leve uma panela grande ao fogo baixo para aquecer. Em seguida, acrescente o azeite e o salsão picado e refogue, mexendo sempre, por 10 minutos. Adicione a cebola e refogue por mais 10 minutos, sem parar de mexer, ou até que comece a dourar. Retire a cebola e o salsão da panela e reserve.

Volte a panela ao fogo e acrescente os cubos de berinjela. Refogue, mexendo sempre, até que comecem a dourar. A seguir, recoloque o salsão e a cebola na panela e misture. Junte o vinagre, o açúcar, os tomates picados, o extrato de tomate, as azeitonas, as uvas-passas e as alcaparras. Misture muito bem e tempere com sal e pimenta-do-reino. Espere a mistura ferver e deixe cozinhar por 15 minutos. Retire a caponata do fogo e transfira para uma tigela. Acrescente os pinolis e a salsinha e deixe esfriar antes de servir.

Contato instagram: @jrcirculo


Curiosidades sobre a cerveja

Em agosto comemoramos o Dia Mundial da Cerveja, uma das bebidas mais populares do mundo e a terceira mais consumida no Brasil. Sendo assim, a coluna traz algumas curiosidades - respondidas pela cervejaria Dádiva. Você sabia...  

- Que cerveja combina com o frio tanto quanto o vinho?  

A gente associa muito o frio com o vinho, mas temos estilos de cervejas encorpados e de alta graduação alcoólica - como as Barley Wines, as Stouts, as Weizenbocks, entre outras - que são perfeitos para o outono/inverno. Alguns exemplos trazem na receita, inclusive, ingredientes como café, chocolate, frutas típicas, entre outros.

- Que a combinação de cervejas e queijos é maravilhosa?  

Apesar de o vinho ser visto como complementar ideal de queijos, também nesse papel a cerveja tem um grande desempenho. Existem inúmeros estilos de cervejas e alguns deles trazem grande complexidade, o que torna a brincadeira de harmonizá-los com os queijos muito interessante. Além disso, a carbonatação da cerveja entra como agente de limpeza das papilas gustativas, algo muito útil na combinação com queijos gordurosos. Para quem não está iniciado no universo dessas harmonizações, o ideal é pensar de forma bem básica: queijos mais leves com cervejas mais leves; queijos pesados, gordurosos, duros e cascudos combinando com cervejas mais fortes. Ah, e uma dica valiosa: procure degustar primeiro o queijo e depois a cerveja.

- Que o copo influencia no momento da degustação?  

E não é pouco! A taça ou copo em que você coloca a cerveja pode influenciar, inclusive, na retenção de espuma da cerveja e nos aromas que sentimos ao degustá-la.


VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |