| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

Arroz cremoso de forno



O arroz faz parte das refeições de grande parte dos brasileiros, na maioria das vezes, o prato serve como acompanhante de grandes estrelas da gastronomia, mas, também tem potencial de assumir o papel principal durante as refeições. Para sair da rotina e inovar na cozinha, a chef Janaina Rickmann preparou um arroz de camarão para deixar aquele almoço ou jantar de família ainda mais especial. O arroz cremoso de forno está disponível no cardápio da Enoteca Decanter Blumenau. A receita rende cinco porções. Leva arroz parboilizado, azeite de dendê, leite de coco e camarões. 

Ingredientes

1kg de camarão médio

4 xícaras de arroz parboilizado

8 xícaras de água

2 dentes de alho

1 alho-poró

1/2 xícara de azeite de dendê

1/2 maço de coentro fresco

1/2 maço de salsinha fresca

1 pimenta de dedo-de-moça sem sementes

1 litro de leite de coco

4 tomates italianos maduros

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Aqueça a caçarola e derrame o azeite de dendê, refogue o alho-poró cortado em rodelas e o dente de alho picado, acrescente o tomate picadinho e deixe apurar por 5 minutos em fogo médio. Tempere os camarões com sal e pimenta e coloque na caçarola. Quando os camarões estiverem rosados, acrescente o leite de coco e a salsinha com o coentro bem picadinho, e adicione sal e a pimenta. Em outra panela, derrame duas colheres de azeite de dendê, refogue o alho picado e a pimenta dedo-de-moça sem sementes bem picadinha e adicione o arroz. Em seguida acrescente as xícaras de água e deixe cozinhar o arroz. Quando o arroz estiver cozido, junte a caçarola e deixe refogar por 5 minutos.

Harmonização: Para apreciar a receita, o sommelier da Enoteca Decanter, de Blumenau, Santa Catarina, Sidney Lucas, sugere um bom e delicioso vinho branco.


Raclette entra no cardápio

O pedaço generoso de queijo é colocado em um equipamento especial e tem a sua superfície tostada, formando uma crosta derretida que é raspada em cima de diversos acompanhamentos. Essa é a raclette, preparo tradicional da culinária suíça, que foi destaque da Bier Vila para o Roteiro Blumenau Gastronômico. E para os apaixonados pelo ingrediente, uma novidade: o prato acaba de entrar para o cardápio da casa. Além da versão já conhecida pelo público, com mini batatas, picles e pão artesanal, o visitante poderá degustar a raclette com outros acompanhamentos. Para Ulysses Kreutzfeld, sócio da casa, o prato traz uma experiência diferente para os consumidores. "Todo processo é feito na frente do visitante. O queijo é raspado na hora, agregando no sabor e também na cremosidade. Para quem não abre mão do ingrediente, é uma ótima pedida", afirma.


Culinária chinesa

Com uma culinária caracterizada pela mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios, a China é o tema da próxima edição do Festival Sabores do Brasil, que acontece neste domingo (31), no almoço dos Restaurantes do Sesc Santa Catarina. O menu traz preparações especiais como: salada agridoce, arroz chop suey, o conhecido Yakissoba de carne e legumes, entre outros pratos. Na região, a dica é almoçar no Hotel do Sesc em Blumenau, localizado no bairro Salto do Norte. 


Cursos

Ele é um ingrediente obrigatório na fabricação da cerveja no Brasil e cumpre um papel importante dentro de cada receita. O lúpulo faz parte da tríade essencial na produção da bebida, acompanhado de água e malte. Considerado um conservante natural, favorece a atividade exclusiva da levedura durante a fermentação da cerveja. Além disso, contribui tanto para o seu sabor - o característico amargor - quanto para o aroma. E para quem quer dominar este ingrediente tão importante, a Escola Superior de Cerveja e Malte está com inscrições abertas para dois cursos focados exclusivamente no lúpulo. As aulas, realizadas pela única instituição de ensino superior voltada para bebidas da América Latina, com sede em Blumenau, são ministradas por Duan Ceola. O professor está em fase final do Mestrado, sempre com estudos focados na planta. Informações e inscrições no link: www.cervejaemalte.com.br/cursosconcentrados.


VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |